Tatuagem X Anestesia: o que pode dar errado?

Volta e meia alguns poucos clientes me perguntam se é possível aplicar anestésico para sentir menos dor durante a sessão de tatuagem, e apesar de parecer algo distante tem sido a causa de mortes em estúdios no Brasil.

A anestesia consiste em sedar o corpo completamente ou em apenas um local, de forma a induzir o bloqueio de estímulos dolorosos a partir de medicação, isso faz com que o nosso corpo adormeça interferindo na nossa sensibilidade e tato, principalmente. Logo, essa parece ser uma alternativa muito tentadora aos iniciantes no mundo da tatuagem.

Porém, existe um grande risco por trás se feito de forma ilegal.

E porque não aplicar?

Simplesmente porque o profissional de tatuagem não tem certificação do conselho regional de medicina para realizar tal procedimento, afinal essa é uma competência exclusiva de médicos. Portanto, deverá ser consultado com o seu médico legal a possibilidade dessa interferência no momento da sessão, mas isso cabe ao juízo de cada indivíduo.

Confira a reportagem feita pelo Fantástico sobre a morte de um homem de 46 anos, em Santa Catarina, após aplicação de anestesia geral para sessão de tatuagem nas costas, leia aqui.

E as pomadas com xilocaína/lidocaína? É seguro?

As pomadas que contém substâncias analgésicas podem parecer inofensivas, mas oferece um grande risco de choque anafilático, que consiste em uma reação de hipersensibilidade (alergia) tendo como sintoma: dificuldade de respiração, coceira, tontura, perda de consciência, podendo levar até mesmo parada cardíaca.

Confira uma reportagem feita pelo Portal G1 sobre a morte de um homem, no Paraná, após uso de lidocaína na sessão de tataugem, leia aqui.

E como sentir menos dor?

A dor é algo relativo para cada pessoa, alguns vão sentir mais dor, enquanto outros podem encarar a situação de outra forma. Sugiro em primeiro lugar conhecer as suas limitações e encarar a sessão como um momento de experiência, sabendo dos seus limites vai te ajudar definir o que é tolerável em uma sessão de tattoo, talvez começar com um desenho pequeno e simples seja uma boa alternativa.

Se você gosta de desafios pode se aventurar nesse mundo das agulhas conversando com o seu tatuador sobre até onde você consegue ir, qual o momento de parar e montar uma sessão programada de acordo, também, as suas limitações, e com isso pode dividir a sessão em 2 dias, ou mais, para atender a sua necessidade. Pedir uma pausa entre uma agulha e outra pode ajudar aliviar o estresse.

Ver a sessão como um momento de conexão com si mesmo e de concentração. Escolher um dia calmo para ir ao estúdio ajuda criar um ritual mental para você entrar na vibe certa, além de que se concentrar na respiração pode ajudar fazendo com que o ritmo cardíaco diminua e você saia do estado de alerta.